Cavernas e Grutas em Bonito
A natureza da região de Bonito e Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, conta com paisagens incríveis e muitas belezas naturais. Como parte das diversas opções de ecoturismo, estão as grutas na Serra da Bodoquena.
Ao visitar as grutas, os turistas podem realizar as famosas flutuações, conhecer cachoeiras, fazer mergulho, rapel e trilhas.
Gruta do Lago Azul: é a mais famosa. A caverna localizada a 22 km do centro de Bonito e se trata da gruta mais visitada da cidade. É a única cavidade alagada aberta à visitação entre as 3 listadas aqui.
As visitas à gruta do Lago Azul devem ser realizadas com guias credenciados, e duram aproximadamente 1 hora e meia. Por segurança é preciso usar tênis ou sapatos fechados com sola de borracha durante a visita (item obrigatório!).
Gruta São Miguel: distante cerca de 3 km da Gruta do Lago Azul, a Gruta São Miguel é uma caverna seca com um conjunto espeleológico muito interessante de observar. Independente do clima do lado de fora, o passeio pode ser realizado pois existem luzes artificiais na gruta.
O passeio inicia com uma caminhada em uma passarela suspensa e um dos destaques são as estalactities no teto que se encontram com as estalagmites do chão. É preciso contratar guia credenciado e a visita tem duração de 1 hora e 10 minutos. O uso de tênis é obrigatório por todos os visitantes.
Gruta São Mateus: mais uma caverna seca aberta a visitação, sendo a mais próxima do centro da cidade. O passeio começa no último andar do receptivo, onde os turistas atravessam uma passarela suspensa até que entrem na mata. Depois, é feito o trajeto até a entrada da gruta a 150 metros do chão.
A duração do passeio é de 1 hora e 40 minutos, e é necessário contratar guia credenciado com experiência no passeio.
Gruta do Mimoso: fica a 35 km de Bonito, próximo a famosa Nascente Azul. É considerada uma das cavernas inundadas mais lindas e já foi um dos principais pontos de mergulho no Brasil.
Após uma trilha de 300 metros, acompanhados de um guia, se chega a gruta onde há uma escadaria com 78 degraus para descer apreciando a beleza do local. Para quem quer se aventurar dentro do lago, ainda há flutuação e mergulhos para observar estruturas rochosas incríveis subaquáticas!
Buraco das Araras: essa formação é oriunda do desmoronamento do teto de uma caverna. Leva este nome pois lá é a casa de cerca de 135 espécies de pássaros, em especial as araras vermelhas.
Está localizado a 54 km de Bonito/MS e há uma pequena trilha de 900 metros para chegar até o mirante. A dolina tem 100 metros de profundidade, 160 metros de diâmetro e 500 metros de circunferência e é o lugar perfeito para observar a exuberância da natureza!
Abismo Anhumas: está localizado a 23 km de Bonito/MS e é um dos locais para lindos para conhecer. Trata-se de uma caverna com 72 metros de profundidade que abriga formações rochosas únicas!
Para chegar ao fundo é preciso descer verticalmente através de um sistema de elevação no qual não é necessário fazer esforço. Ao chegar lá embaixo, o visitante encontra um lago com aproximadamente 80 metros de profundidade com águas cristalinas que permitem a visualização de mais de 20 cones submersos de formação calcária. No Abismo ainda há passeio de bote, flutuação e mergulho de cilindro.
Qual dessas cavernas e grutas vão entrar para seu roteiro em Bonito - MS?