Passeios e Experiências
Escolha sua Experiências no Pantanal
Viva Experiências sensacionais no Pantanal! Conheça a fauna e flora pantaneira em passeios e atividades que farão você se apaixonar pela nossa região!
Cavalgadas no Pantanal
Veja MaisCavalgadas no Pantanal
Uma cavalgada no pantanal do Mato Grosso do Sul é um passeio típico da região, sendo que o pantanal é considerado o melho destino para fazer cavalgadas no Brasil.
Esse passeio é uma ótima opção para explorar a natureza do pantanal, que é um dos ecossistemas mais ricos e preservados do mundo.
Durante as cavalgadas os turistas podem vivenciar um pouco de como é a cultura do pantanal, passar por trilhas de vegetação nativa, explorar fazendas de gado, áreas alagadas e rios.
Além disso, também podem avistar diversos animais como tatus, tamanduás, veados, emas, quatis, capivaras, antas e diversas aves. Para quem gosta de andar a cavalo e apreciar a natureza, com certeza um passeio pelo pantanal do Mato Grosso do Sul é uma ótima ideia.
Dessa forma, a cavalgada se torna um passeio quase que obrigatório para quem aprecia toda essa natureza de forma bruta. O passeio pode ser realizado em qualquer época do ano, não já restrição. Estes roteiros podem acontecer durante o dia ou durante a noite. E também pode variar muito o tempo de duração conforme o pacote que for contratado.
Os passeios de cavalgada pelo pantanal do MS são desenvolvidos para os amantes da cavalgada. Por outro lado, quem está buscando por experiências de viagem em um dos lugares com maior diversidade natural do mundo também pode aproveitar o passeio.
A cultura do homem e da mulher pantaneira é simples, de modos e forma de falar únicos deste local. São pessoas que aprenderam a conhecer o movimento das secas e das enchentes durante sentenas de anos.
É um povo que gosta de compartilhar com os turistas o seu estilo de vida, são orgulhosos da sua cultura e estão sempre à disposição para uma boa prosa.
Todos os aspectos da cultura podem ser observados através do vestuário, da música e dos pratos típicos da região.
Comitiva Pantaneira
Veja MaisComitiva Pantaneira
Que tal participar de uma Comitiva Pantaneira de verdade? Ter um dia de peão levando o rebanho pelas áreas das fazendas pantaneiras e sentindo o momento da natureza? Você pode!!
As chuvas e a água definem o ritmo da vida no Pantanal do Mato Grosso do Sul e também da lida do gado. Como as áreas alagam, os animais não conseguem se deslocar pelos rios cheios e também nenhum veículo é capaz de chegar. E aí que entra o trabalho do pantaneiro, transportando o gado até as partes mais altas. E a reunião dos peões e seus cavalos é a Comitiva Pantaneira!
É bem comum vermos nas estradas pantaneiras a Comitiva passar, quase que diariamente. E quando o berrante toca, a gente se emociona!
Venha viver essa experiência única, conduzindo o gado pelas estradas de chão de uma fazenda pantaneira tradicional em Miranda - MS!
E após o trabalho com o gado, nada melhor que saborear a legítima Comida de Comitiva, preparada nas trempes (fogão à lenha) com os temperos tradicionais e deliciosos! No cardápio: arroz carreteiro, feijão gordo, macarrão de comitiva, carne seca... e após aquele cafezinho feito no cupim e um descanso na rede!
Quer vir? Fale com a gente pelo WhatsApp ou faça já sua reserva!
Safári Fotográfico
Veja MaisSafári Fotográfico
Que tal um tour em meio a paisagens lindas e observando animais incríveis soltos na natureza em vivendo em harmonia? Hora do safári!
O safári no Pantanal é um dos passeios mais procurados e uma experiência inesquecível! O safári pantaneiro é feito em veículos adaptados e seguros para todos (humanos e animais).
O passeio pelas trilhas das fazendas dura cerca de 2 horas e é feito pela manhã ou a tarde, onde são observados jacarés, capivaras, lobinhos, tamanduás, queixadas, cervos, muitas espécies de aves e, se estiver com sorte, a tão esperada onça-pintada! E há também safáris apenas para observação de onças-pintadas, é o Onçafari.
Viu que não precisa ir tão longe, como à África, para ver animais sensacionais
em seu habitat natural. É só vir para o Mato Grosso do Sul!
Trilhas Ecológicas
Veja MaisTrilhas Ecológicas
Entre bacuris e outras árvores da flora pantaneira, trajetos levam a riachos escondidos, ou baías de belos cenários! As Trilhas Ecológicas no Pantanal permitem você vivenciar momentos de tranquilidade, ao som dos pássaros e em conexão com a natureza!
Em algumas fazendas pantaneiras há trilhas para serem percorridas durante algumas horas, em geral, de baixo esforço físico permitindo que todas as idades participem da atividade.
Durante o percurso, um guia irá apresentar as espécies, contar curiosidades e mostrar mais sobre a cultura e tradição do Pantanal. Você irá se encantar com a rica biodiversidade!
Se você curte caminhadas aliadas a muito conhecimento, as trilhas ecológicas são passeios obrigatórios no seu roteiro pantaneiro!
Pesque e Solte
Veja MaisPesque e Solte
Quem adora pescar e não perde uma oportunidade, vai adorar curtir um pesque e solte no Pantanal!
Há locais que oferecem a atividade em área de psicultura, com ótima estrutura. Oferecem equipamentos, iscas e você só traz muita disposição!
O pesque e solte funciona durante o ano todo, não apenas na temporada da pesca, como é em pescarias em rios e baías pantaneiras. Então, pode vir em qualquer época do ano para boa pescaria no Pantanal!
Focagem Noturna
Veja MaisFocagem Noturna
Sob o céu estrelado você vai curtir um passeio diferente e incrível, observando os animais de hábito noturno aqui no Pantanal! É a Focagem Noturna!
Similar ao safári pantaneiro, na focagem noturna o passeio é feito em veículos adaptados e seguros, com duração de cerca de 2 horas. O trajeto é pelas trilhas e estradas das fazendas com a difereça do guia - com olhos e ouvidos atentos - ter uma lanterna de longo alcance para focar os animais para serem observados. Se você tiver binóculos e boas câmeras noturnas, traga!
Na focagem noturna é mais fácil observar as antas, lobinhos, corujas, cervos, jaguatirica e também as famosas onças-pintadas! O Pantanal tem mais de 460 tipos de aves, 110 répteis e 130
mamíferos e, com certeza, você verá muitos deles aqui!
E, além de ver os animais de pertinho, você poderá apreciar outro espetáculo: o céu do Pantanal, iluminado pelas estrelas!
Passeio de Chalana
Veja MaisPasseio de Chalana
Chalana é uma das embarcações tradicionais no Pantanal. Velha conhecida dos moradores, serve para levar todos os tipos de produto pelos rios pantaneiros. E você pode viver essa experiência com a gente!
O passeio de chalana é realizado no Corixo São Domingos, um braço do Rio Miranda, em uma fazenda pantaneira. Durante o passeio, de duração de cerca de 2 horas, você poderá fazer um verdadeiro safári fluvial, observando diversas espécies de aves, em especial as que vivem nas margens, como o biguá, socós, gaviões e o martim-pescador. Outros animais também são fáceis de ver: bugios, cobras e jacarés, que nadam pertinho da chalana. Se tiver sorte, poderá até ver uma onça-pintada pelo trajeto!
A chalana tem uma parada para pesca de piranhas! Uma atividade tradicional aqui no Pantanal. Esses peixes são pescados para a preparação de um prato típico: o caldo de piranha! Já provou?
Nos meses da estação seca pantaneira (em geral, de julho a outubro), ainda há a possibilidade de fazer uma trilha pela mata ciliar conhecendo mais a flora regional.
Passeios de Barco Contemplativo
Veja MaisPasseios de Barco Contemplativo
Que tal navegar por um dos rios mais preservados do Brasil? O Rio Salobra recebe você em um passeio sensacional, de profundo contato com a natureza.
O passeio inicia com uma pequena trilha a pé na mata até chegar às margens do Rio Salobra, onde você pegará um barco que sairá pelas águas observando paisagens incríveis e muitas aves e animais!
O percurso vai até o encontro das águas do rio Salobra (cristalinas) com as águas do rio Miranda (mais barrentas), formando um cenário diferente e curioso.
No retorno, uma bela refeição pantaneira o aguarda em um local acolhedor e, depois, momentos de descanso nas redes são bem-vindos!
Esse passeio fica ainda mais incrível ao pôr do sol! Vamos planejar seu roteiro pelo Pantanal?
Pesca Esportiva no Pantanal
Veja MaisPesca Esportiva no Pantanal
Pescaria? O destino certo é o Pantanal do Mato Grosso do Sul!
Os rios Paraguai, Miranda e Aquidauana atraem pescadores do Brasil e do Mundo, que vem atrás das mais de 250 espécies de peixes, em especial o Dourado, famoso "Rei do Rio".
E aqui a pescaria pode ser amadora, mas sua experiência será muito profissional! Há excelentes barco-hotéis para ficar a bordo, curtir paisagens incríveis e ainda partir para momentos de pescaria em cantinhos que só os guias conhecem!
Além disso há várias pousadas pantaneiras que oferecem pescaria e também pesqueiros com equipe especializada e toda estrutura para pesca, com barcos, barqueiros experientes e também hospedagem e alimentação.
Você pode curtir pescarias no Pantanal de Miranda, Aquidauana e Corumbá! Difícil será escolher o melhor destino!
Atenção! A pesca no Mato Grosso do Sul é permitida durante os meses de fevereiro a outubro, ou conforme anunciado ano a ano a temporada. E o pescador deverá estar munido da Autorização Ambiental para Pesca Desportiva da Imasul. Veja mais informações aqui.
Prontos para uma pescaria no Pantanal do Mato Grosso do Sul inesquecível? Fale com a gente e vamos programar a sua!
Caiaque e Canoa Canadense
Veja MaisCaiaque e Canoa Canadense
Que tal percorrer paisagens lindas remando pelos rios pantaneiros em um passeio agradável? Você pode com os passeios de caiaque ou canoa canadense!
O Pantanal é um rico ecossistema com vegetação e muitos animais incríveis, que você pode conhecer de pertinho na prática da canoagem com canoa canadense ou caiaque.
A canoa canadense é um modelo de embarcação utilizada para explorar lagos e rios, com um casco leve, ótima estabilidade na água e muito fácil de ser manobrada. E o caiaque ganha um pouco mais de velocidade e também de fácil manobra. Ambas as embarcações são bem seguras para os trajetos nos rios tranquilos do Pantanal.
No passeio há um acompanhamento de guia e os visitantes recebem todo o equipamento de segurança necessário. Esse tour é oferecido por diversas fazenda pantaneiras e pode fazer parte do seu roteiro! Vamos planejar sua viagem?
Rafting no Pantanal
Veja MaisRafting no Pantanal
Os rios do Pantanal também têm corredeiras para rafting!
Há quem imagine que os rios do Pantanal são calmos, perfeitos apenas para pescaria. Mas, se enganam! Há trechos com corredeiras que convidam para a prática do rafting!
O rio Aquidauana é o principal, em especial na região da Serra de Piraputanga, entre Campo Grande e Aquidauana.
O rafting tem duração de cerca de 2 horas no total e, após a atividade, você pode fazer uma trilha até o Morro do Paxixi para apreciar um pôr do Sol sensacional!
Curtir um dia inteiro na serra é uma boa pedida no Pantanal de Aquidauana!
Noite Pantaneira
Veja MaisNoite Pantaneira
Uma das festas mais tradicionais e repletas de atrações do Pantanal é a Noite Pantaneira!
A Noite Pantaneira acontece em Miranda - MS e tem uma programação repleta de cultura, saberes, sabores, dança, música e muita alegria!
A festa inicia com um pantaneiro raíz, peão, que mostra como é seu dia a dia e conta causos pantaneiros. A programação segue com os índios da etnia Terena, que apresentam mais suas tradições, dança, canto e idioma - sim, eles têm um idioma bem diferente do português!
A Noite Pantaneira segue com música, dança e, claro, uma mesa farta com a Comida de Comitiva e outros pratos típicos do Pantanal!
A festa tem duração de cerca de 3 horas e é uma experiência diferente e enriquecedora! Vamos inclui-la no seu roteiro?
Escolha sua Experiências em Bonito e Bodoquena
Mergulhe em rios cristalinos e piscinas naturais, desfrute de trilhas na natureza, muitas aventuras e emoções, e depois descanse nos melhores lugares da Serra da Bodoquena!
Rapel de Plataforma
Veja MaisRapel de Plataforma
O Cânion do Rio Salobra é o cenário do rapel de plataforma mais alto do Brasil, em Bodoquena - MS!
A estrutura metálica de 34 metros de comprimento avança 15 metros sobre o precipício e é o início do rapel de 90 metros de altura: uma atividade emocionante!
Adultos e crianças a partir de 5 anos já podem se aventurar na prática, que tem o visual sensacional da Cachoeira Boca da Onça completando a paisagem. Essa é a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul com 156 metros de queda d'água.
E, além do rapel, é possível fazer trilhas em meio à mata preservada e mergulhar em muitas piscinas naturais de águas cristalinas!
Se você gosta de natureza, esportes radicais e muita emoção, vem com a gente!
Cachoeiras e Trilhas na Serra da Bodoquena
Veja MaisCachoeiras e Trilhas na Serra da Bodoquena
Um paraíso escondido no interior do Mato Grosso do Sul. Assim é a Serra da Bodoquena, que abriga as cidades de Bonito e Bodoquena, destinos perfeitos para quem ama a natureza e o ecoturismo!
Repleta de rios, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas, a Serra da Bodoquena tem diversos lugares para fazer trilhas, se aventurar, mas também descansar e curtir dias de muita tranquilidade.
As trilhas ecológicas percorrem trajetos com rica fauna e flora e chegam a diversas cachoeiras dos mais diferentes formatos e tamanhos! Em muitas é possível parar e dar aquele mergulho delicioso e refrescante!
As cachoeiras da Serra da Bodoquena são imperdíveis no seu roteiro!
Flutuação em Bonito
Veja MaisFlutuação em Bonito
A flutuação é uma das opções de passeios disponíveis para quem vai para Bonito, no Mato Grosso do Sul. Este que é um dos melhores destinos para fazer ecoturismo no Brasil e recebe milhares de turistas todos os anos,
Na experiência de flutuação, é possível observar a rica vida subaquática de Bonito. É como se você estivesse boiando, mas com a barriga virada para baixo. Não saber nadar não é um impeditivo para fazer flutuação em Bonito, já que o passeio é sempre guiado, e feito em rios com correnteza suave para que o turista seja conduzido pelo percurso já definido e sempre com equipamentos de flutuação adequados.
Antes de começar a flutuação, há um treinamento para que os turistas saibam o que vai acontecer no rio. Todos os equipamentos de segurança são fornecidos: roupa de neoprene,
máscara e snorkel, colete salva-vidas e botinha (também chamada de
papete) e a idade mínima para realizar o passeio de flutuação é de 5 anos.
Existem dois tipos de flutuação: a Flutuação de nascentes: águas absolutamente cristalinas, risos rasos e cheios de peixes coloridos. E a Flutuação de leito de rio: rios mais profundos e com águas clarinhas.
Quando a família está viajando com idosos e/ou crianças, é indicado optar por uma flutuação com barco de apoio ou com duração menor. Dessa forma é possível proporcionar conforto e segurança para todos.
Agora você já sabe mais sobre a flutuação em Bonito-MS e pode escolher com maior tranquilidade a sua opção de passeio ideal. Vem com a gente!
Quadriciclo na Serra da Bodoquena
Veja MaisQuadriciclo na Serra da Bodoquena
Mata fechada, trilhas de barro e muita aventura: vamos curtir um passeio de quadriciclo na Serra da Bodoquena!
A trilha de 8 quilômetros é considerada leve e o trajeto é realizado em cerca de 1h30minutos. Durante o passeio alguns pontos mais radicais, duas paradas para fotos e descanso e o acesso a uma cachoeira exclusiva, onde você poderá dar aquele mergulho!
Por ser uma trilha fácil, mesmo que você nunca tenha pilotado um quadriciclo pode curtir o passeio. Antes da atividade é feito um teste de direção em um pequeno circuito para que o monitor avalie as possibilidades de você conduzir o veículo, ou ir de carona com um dos monitores. Crianças a partir de 12 anos podem pilotas (desde que tenham demonstrado habilidade) e crianças a partir de 5 anos podem acompanhar os pais ou responsáveis legais.
Aventura com segurança é na Serra da Bodoquena! Vem pra cá!
Balneários em Bonito e Bodoquena
Veja MaisBalneários em Bonito e Bodoquena
Curtir piscinas naturais deliciosas, em mergulhos e banhos refrescentes, pertinho da natureza e de muitos peixinhos! Assim são os momentos nos balneários de Bonito e Bodoquena!
As águas cristalinas dos rios da região formam margens como praias fluviais incríveis! O Rio Formoso e o Rio da Prata são os formam mais balneários ao longo dos seus trajetos.
E há muitos balneários espalhados pela região que oferecem não apenas as piscinas naturais, mas um estrutura completa de lazer, incluindo espreguiçadeiras, restaurante, passeios de bote, boia cross, tirolesa, trilhas, SUP, caiaque, e até churrasqueiras para a família curtir um dia animado e completo!
Vamos incluir esse passeio incrível na sua viagem para Bonito e Bodoquena?
Passeio de Bote e Rafting
Veja MaisPasseio de Bote e Rafting
Passear por rio de águas cristalinas, em meio à mata preservada e muitas belezas naturais! Assim é o passeio de bote pelo rio Formoso, em Bonito - MS.
O trajeto de sete quilômetros encanta a todos e é ótima opção de passeio para quem gosta de aventura e esportes. O rafting passa por algumas cachoeiras e corredeiras de baixa dificuldade e tem também paradas para banhos!
Outro rio incrível para passeios de bote é o Rio Betione, em Bodoquena - MS. Igualmente cristalino, tem trechos do seu curso com cachoeiras e quedas d'água perfeitas para momentos de emoção!
Em ambos os destinos é possível fazer trilhas ecológicas também, complementando o dia de aventuras!
E após os passeios, nada melhor que curtir balneários para relaxar e recuperar as energias! Vamos fazer seu roteiro pela Serra da Bodoquena?
Cavernas e Grutas em Bonito
Veja MaisCavernas e Grutas em Bonito
A natureza da região de Bonito e Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, conta com paisagens incríveis e muitas belezas naturais. Como parte das diversas opções de ecoturismo, estão as grutas na Serra da Bodoquena.
Ao visitar as grutas, os turistas podem realizar as famosas flutuações, conhecer cachoeiras, fazer mergulho, rapel e trilhas.
Gruta do Lago Azul: é a mais famosa. A caverna localizada a 22 km do centro de Bonito e se trata da gruta mais visitada da cidade. É a única cavidade alagada aberta à visitação entre as 3 listadas aqui.
As visitas à gruta do Lago Azul devem ser realizadas com guias credenciados, e duram aproximadamente 1 hora e meia. Por segurança é preciso usar tênis ou sapatos fechados com sola de borracha durante a visita (item obrigatório!).
Gruta São Miguel: distante cerca de 3 km da Gruta do Lago Azul, a Gruta São Miguel é uma caverna seca com um conjunto espeleológico muito interessante de observar. Independente do clima do lado de fora, o passeio pode ser realizado pois existem luzes artificiais na gruta.
O passeio inicia com uma caminhada em uma passarela suspensa e um dos destaques são as estalactities no teto que se encontram com as estalagmites do chão. É preciso contratar guia credenciado e a visita tem duração de 1 hora e 10 minutos. O uso de tênis é obrigatório por todos os visitantes.
Gruta São Mateus: mais uma caverna seca aberta a visitação, sendo a mais próxima do centro da cidade. O passeio começa no último andar do receptivo, onde os turistas atravessam uma passarela suspensa até que entrem na mata. Depois, é feito o trajeto até a entrada da gruta a 150 metros do chão.
A duração do passeio é de 1 hora e 40 minutos, e é necessário contratar guia credenciado com experiência no passeio.
Gruta do Mimoso: fica a 35 km de Bonito, próximo a famosa Nascente Azul. É considerada uma das cavernas inundadas mais lindas e já foi um dos principais pontos de mergulho no Brasil.
Após uma trilha de 300 metros, acompanhados de um guia, se chega a gruta onde há uma escadaria com 78 degraus para descer apreciando a beleza do local. Para quem quer se aventurar dentro do lago, ainda há flutuação e mergulhos para observar estruturas rochosas incríveis subaquáticas!
Buraco das Araras: essa formação é oriunda do desmoronamento do teto de uma caverna. Leva este nome pois lá é a casa de cerca de 135 espécies de pássaros, em especial as araras vermelhas.
Está localizado a 54 km de Bonito/MS e há uma pequena trilha de 900 metros para chegar até o mirante. A dolina tem 100 metros de profundidade, 160 metros de diâmetro e 500 metros de circunferência e é o lugar perfeito para observar a exuberância da natureza!
Abismo Anhumas: está localizado a 23 km de Bonito/MS e é um dos locais para lindos para conhecer. Trata-se de uma caverna com 72 metros de profundidade que abriga formações rochosas únicas!
Para chegar ao fundo é preciso descer verticalmente através de um sistema de elevação no qual não é necessário fazer esforço. Ao chegar lá embaixo, o visitante encontra um lago com aproximadamente 80 metros de profundidade com águas cristalinas que permitem a visualização de mais de 20 cones submersos de formação calcária. No Abismo ainda há passeio de bote, flutuação e mergulho de cilindro.
Qual dessas cavernas e grutas vão entrar para seu roteiro em Bonito - MS?